quinta-feira, 15 de abril de 2010

6º Festival de Sambadores - Pintadas-BA - 2010

O evento ocorrerá no mês de maio no município de Pintadas e terá a participação de 12 grupos de sambadores da Bacia do Jacuípe e contará com o apoio do Programa BNB de Cultura.

 Pintadas-BA: A Companhia de Artes Cênicas Rheluz anunciou que o 6º Festival Territorial de Sambadores da Bacia do Jacuípe acontecerá de 07 a 09 de maio de 2010, no município de Pintadas-BA. Com o apoio do Programa BNB de Cultura do Banco do Nordeste e do BNDS. O evento pretende reunir 12 grupos de sambadores, gravar um CD e produzir um vídeo documentário sobre o Samba.


Realizado desde 2004, junto com as Semanas Culturais, o Festival de Sambadores tem sido uma das mais importantes ações de fortalecimento da cultura popular no Território da Bacia do Jacuípe. A iniciativa nasceu da reivindicação da própria comunidade e hoje é um referencial para todos os grupos e sambadores da região que tem legitimado a cada ano a sua importância enquanto um potencial espaço de promoção do Samba Rural.

Nos últimos anos a Companhia Rheluz com a parceria da Secretária Municipal de Cultura de Pintadas também tem realizado Encontros de Sambadores no interior do município promovendo o intercâmbio entre as comunidades e proporcionando o aprimoramento artístico dos grupos locais.

Saiba mais - A Companhia de Artes Cênicas Rheluz é fruto do movimento da juventude protagonista de Pintadas que encontrou na Arte a expressão de seus anseios e sonhos, fazendo dela uma importante ferramenta de intervenção política por uma sociedade participativa, mais humana e justa.

Desenvolve em Pintadas e em outros municípios do Território Bacia do Jacuípe em parceria com outras entidades e principalmente com o Poder Público uma série de ações fomentadoras e revitalizadoras do potencial artístico, cultural e social, explorando tanto as linguagens elaboradas, quanto às manifestações e expressões da cultura popular.





Imagens: Arquivo Pensar Filmes
Roteiro e direção: Vandelson Gonçalves
Edição: Leandro Mendes
Narração: Paulo Marcos


Nenhum comentário: