sexta-feira, 13 de julho de 2007

OVOS

Os ovos são perecíveis. Além disso, podem ter uma bactéria patogênica denominada Salmonela enteritidis. A área da geladeira que mais sofre alterações térmicas é a porta. Além disso, estes ovos não podem sofrer trepidação, pois podemquebrar ou trincar. A porta está mais sujeita a batidas, portanto, nunca coloque alimentos de alta pericibilidade na porta. Por exemplo, os ovos.

Existem três grupos de microorganismos: os úteis (responsáveis pela cerveja , iogurte, pinga, etc. ), os deteriorantes (responsáveis por modificações no alimento como cor, odor e paladar) e os patogênicos (que causam estas doenças). Esses últimos não modificam as características dos alimentos.


::Ovos contendo uma "bula" - Uma boa idéia para o Brasil

A PROPOSTA AMERICANA PARA ETIQUETAR OS OVOS
Artigo de JUAN R. H. MOYA adaptado por ROBERTO M. FIGUEIREDO

As autoridades sanitárias dos EUA obtiveram êxito reduzindo o número de intoxicações pelo consumo de ovos através da introdução de etiquetas contendo informações sobre os riscos derivados de seu consumo e as medidas mais adequadas para evitar estas doenças.
Os riscos que podem ser derivados de uma inadequada e imprudente manipulação dos ovos preocupam de forma particular as autoridades sanitárias dos EUA. E, apesar que não se pode negar que os ovos representam uma uma fonte excelente de proteínas e um bom contribuinte para a dieta, são conhecidos os riscos evitáveis que representam seu consumo. Em especial, destaca o risco da bactéria Salmonella.
Os Estados Unidos provou com êxito uma nova fórmula baseada em algo tão simples como informar ao consumidor dos riscos potenciais e das melhores medidar para evita-los. A idéia poderia ser exportada.
O desejo de proteger adequadamente o consumidor faz com que novas soluções comecem a tomar forma com a finalidade de prevenir riscos. Como acontece com outros produtos de consumo, a solução está em informar ao consumidor, através da etiquetagem, tanto dos riscos como das medidas mais adequadas para previni-los. Os resultados obtidos e as previsões pré implantação obrigatória das medidas adotadas avalizam esta nova fórmula.

O OVO AMERICANO

A preocupação maior da administração dos EUA com relação à segurança dos alimentos se potencializou durante o mandato do Presidente Bill Clinton. Entre os principais objetivos de seu mandato estavam os de educar os consumidores e reduzir as enfermidades relacionadas com os alimentos, em especial, as causadas por ovos contaminados. Segundo se alegava pelo governo americano: " os ovos necessitam ser consumidos adequadamente ou pelo contrário, poderão causar enfermidades".
Entre os anos de 1996 e 1998, e fruto da colaboração do Departamento de Agricultura dos EUA (FSIS) e da Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), do Departamento de Saúde e Serviços Humanos e o Centro para o Controle e Prevenção de Enfermidades (CDC), foram obtidos resultados fantásticos sobre o ponto de vista epidemiológico, pois o número de enfermidades causadas por Salmonella enteritidis diminuíram nada menos que 44%.
Fruto destes resultados o Conselho de Segurança dos Alimentos desenvolveu em 1999 um plano estratégico com a finalidade de melhorar a segurança dos ovos.
Entre as questões que foram abordadas, destacam o controle dos patógenos e os passos a seguir para uma melhor coordenação da segurança dos ovos desde a granja até a mesa. Neste mesmo ano, a FSIS e o FDA uniram seus esforços para prevenir enfermidades causadas por ovos contaminados mediante a adoção de novas medidas, que foram complementadas com outros atos jurídicos e informativos. Ambos organismos compartilham responsabilidades. Se bem que a maior responsabilidade sobre os ovos com casca recai sobre o FDA.
A agencia norte americana propõe como medida a exigência de cláusulas de segurança nas etiquetas para prevenir aos consumidores de alto risco sobre as enfermidades causadas pela Salmonella enteritidis. A regra final que foi oficializada em publicação federal datada de 5 de Dezembro de 2000 tornou obrigatória a presença de uma etiqueta de advertência, a partir de 4 de setembro de 2001, com os seguintes dizeres:

"Instruções para uma preparação segura: Os ovos podem conter uma bactéria perigosa que é conhecida por causar enfermidades graves, especialmente nas crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico debilitado. Para sua proteção: Mantenha os ovos refrigerados, cozinhe os ovos até que as gemas estejam firmes (endurecidas) e cozinhe completamente os alimentos que contenham ovos"

REGULAÇÃO UNIFORME

A regulação adotada nos EUA estabelece um requisito federal uniforme para que todos os ovos sejam refrigerados a uma temperatura de, no mínimo 7,2ºC ou bem refrigerados, sendo aplicado desde 4 de Junho de 2001. A diretriz afeta no primeiro momento da cadeia alimentar, os armazéns e outros locais de distribuição onde se armazenam ovos com casca previamente embalados para seu envio aos consumidores, aos meios de transporte que transladam os ovos até os pontos de venda, e especialmente, aos estabelecimentos de venda aos consumidores menores, restaurantes, supermercados, provedores, operações de vending, hospitais, asilos de idosos e escolas, que devem proceder da mesma forma no que diz respeito a manutenção da cadeia do frio (manter sob refrigeração).

Para os produtos a base de ovos que foram pasteurizados ou tratados para destruir Salmonellas, o FDA dispôs uma regulação específica que recomenda que estes produtos sejam mantidos sob refrigeração ou congelados para assegurar sua qualidade, e com respeito aos produtos de ovos em pó está permitido seu armazenamento a temperatura ambiente.
Com as medidas adotadas pelo governo dos EUA, a rede de vigilância ativa de enfermidades transmitidas pelos alimentos prevê que poderão ser evitados 66.000 casos de enfermidades e 40 falecimentos por ano, o que determina que o risco que se pretende reduzir é de todo previsível.

Nenhum comentário: